TOPO
Acesso a Informação
Portal da Transparencia
Transparencia Municipal
Portal do cidadao
História do Município / Prefeitura Municipal de Moreira Sales

História do Município

Etimologia - Moreira Sobrenome de origem geográfica. Vem do latim “mora”... fruta. Deriva de “moreira”, forma antiga e popular de “amoreira”, planta da família das moráceas, de cujas folhas se nutre o bicho-da-seda. (AN, ABHF).
Sales Sobrenome de origem religiosa aplicado primitivamente a meninos chamados Francisco, em homenagem a São Francisco de Salles (1567-1622). Salles é o nome de um castelo da Sabóia, onde o santo nasceu. Derivado de ‘’Sallici, Salliz’’, patronímico de “Sallo”, escrito antigamente “Salles”. (AN).


Origem Histórica - Em 1950, João Moreira Salles, comerciante, banqueiro fundador do Unibanco, adquiriu área de terras nesta região, até então do Sr. Pedro Lupion, pois sua intenção era colonizar sua propriedade, e paralelamente abrir parte de sua fazenda e plantar café. Como primeira providência, enviou para o local os primeiros exploradores, Eurydes Romano, Joaquim Caetano de Lima, Benedito Mendes Ribeiro, Angelo Lisi, Hélio Moreira Salles e José Carlos Moreira Salles.

Em 1951 surge o primeiro comércio da região, Armazém Goioerê de propriedade de Nyldes de Arruda a primeira escola localizada na sede da fazenda com o nome de Escola Santo Antonio.

Em 1952, após os engenheiros dividirem as terras, destinaram 50 alqueiras para a formação do município de Moreira Sales.

O projeto da cidade foi do dr. Hélio Bittencourt, auxiliado pelo dr. Thelen e dr. João Ducini. O supervisionamento dos trabalhos de preparo do local da cidade estava a cargo do sr. Lincoln e a Comissária  Exportadora e Importadora União S.A. a cargo das vendas dos lotes. 

Em 1953, João Moreira Salles fez visita ao povoado, pois desde que adquirira a gleba ainda não havia ido ao lugar. O nome dado à cidade é homenagem que o proprietário da gleba fez a si próprio.

Em 14 de dezembro de 1953, pela Lei n.º 1.542, foi criado o Distrito Judiciário. A Lei n.º 4.245, de 25 de julho de 1960, criou o município de Moreira Salles, com território desmembrado de Campo Mourão e Goioerê. A instalação deu-se no dia 30 de novembro de 1961.

Em 1954 surgi o primeiro hotel, foi instalado no município o primeiro ambulatório com o nome de Lucrecia Alcântara Moreira Sales. os primeiros comércios na nova colônia pertenceram a família Cerezini, da Família Marques e Casa Lisboa do Sr. José Salvador Pereira. Em seguida os comerciantes João Agostini, Mario Marangoni com Açougue, Ananias Cabral administrador da fazenda e Olivio Adamo um dos primeiros agricultores. Outro fato marcante foi a construção da primeira Igreja Católica e inaugurações da Serraria, Cerâmica e Britador.

O primeiro prefeito ocorreu no ano de 1961, tomando posse o Sr. Eurides Romano

 

História de Paraná do Oeste:    

     Em 1950 ocorreu a chegada de vários pioneiros em Paraná do Oeste atraídos pela qualidade do solo, ideal para plantio de café. A companhia responsável pelo loteamento das terras vendeu-as a grandes fazendeiros, e esses por sua vez foram à busca de pessoas corajosas para desbravar novas terras, e assim os pioneiros chegaram a essa localidade.

    Os fazendeiros Ulisses de Almeida e Pedro Japonês adquiriram as terras em Paraná do Oeste. Com o objetivo de proporcionar desenvolvimento na região, resolveram lotear e vender as terras, mas para isso era preciso que registrassem um nome para as terras recém descobertas. Assim Ulisses, enquanto realizava o culto matutino, uma vez que era membro da Igreja Adventista do Sétimo Dia, em sua residência, localizada na cidade de Londrina, pediu para que membros de sua família escrevessem sugestões para o nome da cidade. E diante das sugestões, o nome sorteado foi o de “Paraná do Oeste”, proposto por sua filha Mariazinha Almeida.

    Assim foram loteados as terras e vendidas em pequeno lotes, pois acreditavam que a venda das terras irão proporcionar o desenvolvimento da cidade e condições de sobrevivência para a população que viesse ali morar. No inicio foram poucas pessoas, e aos poucos foram chegando e fixando moradias na localidade. A principio foi um aglomerado de casas, e com a chegada de outros colonos, o núcleo populacional já tomava forma de uma pequena cidade, formando um vilarejo.

     O núcleo populacional foi adquirindo forma depois da implantação do Cartório de Paz e Registro Civil, mercearias e pequenas industrias como: serrarias, padaria, instalação de empresas de ônibus, construção de igrejas e praças. Com o crescimento o local foi elevado a categoria de distrito do município de Moreira Sales através da Lei nº 4.730 de 24 de junho de 1963.

     De acordo com relatos de antigos moradores, quando chegaram a Paraná do Oeste, encontraram uma terra rica e com áreas verdes, as quais muito bem preservadas, havia poucas residências próximas ao Rio Taquari. As primeiras famílias cultivavam a lavoura branca: feijão, arroz, milho, algodão café e outras. 

Horário de Atendimento

Segunda à Sexta das 8h00 às 12h00 |13h30 às 17h30
Av. Otto Macedo,629 - Centro - Paraná
Fone/Fax.: (44) 3532-8100
CEP: 87370-000

Última modificação em 22/05/2017

© 2017 -Prefeitura Municipal de Moreira Sales

Suporte ao site - Departamento de TI: (44) 3532-8100
Desenvolvido por | Cidade Portal