Município recebe recursos para a coleta seletiva do lixo por meio do Instituto das Águas / Prefeitura Municipal de Moreira Sales

Mais 233 municípios paranaenses receberam do Governo do Estado recursos e equipamentos para a coleta seletiva do lixo. A ação se dá por meio do Reciclo Paraná, programa pioneiro no Brasil, que abrange um sistema integrado de coleta seletiva do lixo, separação e venda de recicláveis para gerar renda a associações e cooperativas de recicladores.

A governadora Cida Borghetti assinou o convênio com o município nesta terça-feira, 26, em Curitiba, durante o Encontro Estadual do Reciclo Paraná, que reuniu mais de 1.000 pessoas, entre prefeitos, profissionais das prefeituras, dirigentes de associações e cooperativas de recicladores para uma capacitação sobre as ações do programa. De Moreira Sales estiveram presentes o prefeito e vice Rafael Bolacha e Genésio Mário, presidente do Conselho de Meio Ambiente Claudemir Liberal, secretário de Agricultura Marcelo Marangoni, tesoureiro da Associação de Catadores José Carlos, membro da Associação Paschoalino Rodrigues e vereadores Ari Fodra e Luzia Praxedes.

Os convênios somam R$ 140 milhões, que serão usados para a compra de equipamentos repassados que serão repassados para o município para auxilio na separação do lixo. Entre os equipamentos estão um caminhão de coleta seletiva, equipamentos como compactador e esteira para o barracão onde são feitas a triagem do lixo, além de conjunto formado por cestos e carrinhos de coleta nas ruas.

Segundo Iram Rezende, presidente do Águas Paraná, é o programa com maior amplitude do país, pois busca uma solução definitiva para a coleta seletiva e trabalha a questão como política pública. “Um ciclo completo, com ganhos sociais e ambientais muito grande”, disse ele.

O prefeito Rafael Bolacha destaca a importância do programa Reciclo Paraná para implantação de um sistema organizado e para a ampliação da área de atuação. Também afirma que o programa contribui para a geração de emprego e renda e traz mais desenvolvimento social à cidade. “Sem o apoio do Governo do Estado não seria possível estruturar a coleta seletiva como temos feito. É uma campanha completa que muda a realidade da educação ambiental no Paraná”, disse.

No município. 23 famílias fazem parte da Associação de Recicladores Vida Verde e realizam o trabalho de de coleta e separação dos recicláveis.