Escolas Estaduais de Moreira Salles e o Núcleo Regional de Educação de Goioerê provem o II Seminário de Valorização da História, Cultura e Resistência dos Povos Afro-brasileiros, Africanos e Indígenas / Prefeitura Municipal de Moreira Sales

As Escolas Estaduais de Moreira Sales, juntamente com o NRE de Goioerê, promoveram na tarde do dia 12/11/18, no Centro de Eventos Fátima Osanan, em Moreira Sales o “II Seminário de Valorização da História, Cultura e Resistência dos Povos Afro-brasileiros, Africanos e Indígenas”. O Seminário foi organizado pelas Equipes Multidisciplinares do NRE de Goioerê, Colégio Estadual João Theotônio Netto, Colégio Estadual Maria Cândida de Jesus, Escola Estadual Moreira Salles e Escola Rodrigo Barbato.

As Equipes Multidisciplinares são instâncias do trabalho escolar oficialmente legitimadas pelo Artigo 26A da LDB, Lei n.º 9394/96 e pela Resolução n.º 3399/10 Sued/Seed. Essas equipes viabilizam durante o ano letivo espaços de debates, estratégias e ações pedagógicas que fortalecem a implementação da Lei n.º 10.639/03 e da Lei nº 11.645/08, bem como das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena no currículo escolar das instituições de ensino da rede pública estadual e escolas conveniadas do Paraná. Suas ações também visam combater o racismo e o preconceitos em relação a esses povos e reconhecer a necessidade de políticas públicas que minimizem as desigualdades étnico-raciais.

O evento contou com apresentações artístico/culturais realizadas pelos alunos das escolas Estaduais do Município; um relato de experiência com o Padre Ivan acerca de uma Missão na África e um resumo da temática de estudos proposta para as Equipes Multidisciplinares no ano de 2018 “Currículo, Mídia e Relações Étnico-Raciais: Desnaturalizar Representações Naturalizadas. O Seminário ainda teve a participação do Grupo de Música da Casa da Cultura.

Os educadores participantes das Equipes Multidisciplinares salientaram que o espaço escolar ainda é o lugar que mais promove discussões sérias e comprometidas com temáticas que levam nossos educandos a se tornarem cidadãos mais críticos e com atitudes mais humanas em nossa sociedade. E essa foi a intenção maior desse Seminário.

Desenvolvido por | Cidade Portal - Sua Plataforma de Sistemas..