Secretaria de Saúde pede cuidado aos moradores com o mosquito da dengue / Prefeitura Municipal de Moreira Sales

Secretaria de Saúde pede cuidado aos moradores com o mosquito da dengue

Com o verão, a Secretaria Municipal de Saúde relembra a população sobre os cuidados necessários para se evitar criadouros do Aedes aegypti, mosquito vetor da dengue e de outras doenças, como zika e chikungunya.

De acordo com a secretária de Saúde, Roberta Carpiné, a orientação é no sentido de manter a cidade com um índice baixo de infestação do mosquito.

“Para chegar a esse resultado, a secretaria e os agentes de endemia trabalharam incessantemente durante o ano todo, com orientação e vistoria nas casas, comércios e espaços públicos; monitorando e atuando nas áreas mais vulneráveis, inclusive com aplicação de inseticida. Com a chegada do calor e do verão, contamos com a ajuda da população para mantermos os cuidados", afirma Roberta.

Segundo ela, o município apresenta 42 notificações de dengue sendo que desses, 14 foram confirmados. "É importante que a população não descuide, fazendo a limpeza diária dos quintais e não deixando água parada, evitando locais que podem se tornar criadouros do mosquito. Ainda é muito importante o uso de repelentes no início da manhã e no final da tarde. Não podemos descuidar do nosso ambiente, principalmente com a perspectiva de dias mais quentes, o que favorece a proliferação do mosquito", destaca.

Vale ressaltar que aos primeiros sintomas tais como: febre, dor de cabeça, dores no corpo, prostração, manchas avermelhadas na pele, dor nos olhos, o indivíduo deve procurar atendimento médico imediatamente. Repouso e hidratação são extremamente importantes para o paciente com suspeita de Dengue. Pessoas portadoras de doenças hematológicas (no sangue), Diabetes, Hipertensão e doenças que afetam a imunidade do indivíduo são mais suscetíveis ao agravamento da doença.