Município licita R$209 mil para microbacias e adubo aos produtores / Prefeitura Municipal de Moreira Sales

Município licita R$209 mil para microbacias e adubo aos produtores

Produtores rurais de Moreira Sales, em especial os pequenos, serão beneficiados pelas obras de preservação do solo e água em microbacias. Os serviços devem iniciar em breve. No total, R$209 mil serão investidos neste setor, cuja licitação já foi realizada.

O convênio, que tem parte com o Governo Estadual, também prevê a compra e distribuição de adubo para os produtores, conforme a demanda constatada no plano de ação. "É uma notícia excelente, não só para os pequenos, mas para todos os produtores do município", diz o prefeito Rafael Bolacha.

Ele cita que os recursos são a fundo perdido e servirão, entre outras coisas, para a aquisição de calcário e adubo, além de serviços de terraceamento com trator e pá carregadeira e integração de estradas e lavouras.

O objetivo deste plano de ação é reduzir as perdas de solo, água e elementos minerais, por meio do controle de erosão hídrica, bem como aumentar a produtividade das atividades agropecuárias desenvolvidas, bem como melhorar a renda e a qualidade de vida das famílias que vivem nas localidades que serão contempladas.

"Esse trabalho de microbacias, que realizaremos no município, irá garantir maior produtividade nas lavouras e qualidade de vida para a agricultura familiar local. Não tenho dúvida disso", cita o prefeito, acrescentando que é preciso minimizar os impactos ambientais adotando práticas sustentáveis que promovam a conservação dos solos, da água e do meio ambiente.

O prefeito lembra que as microbacias são muito importantes, inclusive para manutenção do bom estado das estradas rurais. "Com esse tipo de serviço, não causamos danos na lateral da estrada, aumentando sua vida útil, diminuindo a manutenção e possibilitando melhor trânsito para o produtor", explica ele.