Secretaria de Saúde realiza Dia D contra a gripe neste sábado, 4 de maio / Prefeitura Municipal de Moreira Sales

Secretaria de Saúde realiza Dia D contra a gripe neste sábado, 4 de maio

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, o vírus da gripe, está sendo realizada desde o último dia 10 de abril. A vacina ofertada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é a trivalente, que protege contra os três subtipos da influenza: H1N1, H3N2 e influenza B.

A campanha já se encontra em sua segunda fase, realizando a vacinação de idosos e da população em geral, até o dia 31 de maio. As crianças e gestantes que não se vacinaram na primeira fase, encerrada no dia 19 de abril, também poderão ser imunizadas nesta etapa. Porém o dia mais importante da campanha, denominado como Dia D da mobilização nacional, acontece no próximo sábado, 4 de maio.

A secretária de Saúde, Roberta Carpiné, explica como irá funcionar as vacinações no Dia D. “As vacinas estarão disponíveis em todos os postos de Saúde do município, lembrando que é necessário apresentação de cartão de vacina ou documento de identidade. Será intensificada também a vacinação da febre amarela e atualização das carteiras de vacinação" destaca.

Padronizada no Brasil inteiro pelo Ministério da Saúde, o Dia D tem o intuito de vacinar o maior número de pessoas possíveis, pois até o momento a procura está baixa e mantendo a mesma média ruim da campanha no ano passado, uma melhora nas próximas semanas é importante e necessária.

Roberta também afirma como essa data é importante para que ninguém fique sem se vacinar. “Acredito que o principal objetivo do Dia D seja facilitar o acesso da população que trabalha durante a semana, as vezes muitas pessoas tem que levar os filhos na escola ou realizar outras atividades e acaba não tendo tempo de se vacinar”, concluiu.