Dia D atinge mais de 52% da meta da vacinação no município / Prefeitura Municipal de Moreira Sales

Dia D atinge mais de 52% da meta da vacinação no município

Centenas de moreira-salenses foram as Unidades Básicas de Saúde neste sábado, 04, no dia D da vacina contra a gripe. A campanha, que está subindo a meta, vai até o dia 31 de maio.

No município, 52,72% da meta foi atingido em um pouco mais de um mês de campanha. Apenas no sábado, 439 vacinas foram aplicadas. A meta municipal é de 90% do público-alvo.

É preciso tomar a vacina todo ano porque ela é feita de acordo com os vírus que estão circulando mais. E quanto antes tomar, melhor. Ela leva duas semanas para proteger o organismo.

Devem tomar a vacina: idosos, crianças de seis meses a menores de seis anos, grávidas, mulheres até 45 após o parto, trabalhadores da saúde, indígenas, professores, integrantes das forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional, presos e pessoas com doenças crônicas, como diabetes e asma.

A secretária de Saúde, Roberta Carpiné, reforçou que a vacina contra a gripe é segura. “Ela não dá reação nenhuma. O que existe são pessoas que estão no período de incubação da gripe, que eventualmente vacinam e dois, três dias depois gripam, porque já estavam contaminadas”.