Agricultura e EMATER realizam Dia de Campo com produtores rurais / Prefeitura Municipal de Moreira Sales

Agricultura e EMATER realizam Dia de Campo com produtores rurais

A Integração-Lavoura-Pecuária (ILP) é uma estratégia de produção que integra diferentes sistemas produtivos, agrícolas e pecuários dentro de uma mesma área. Pode ser realizada em cultivo consorciado, sucessão ou em rotação, de forma que haja beneficio mutuo em todas as atividades, buscando otimizar o uso da terra, elevando produtividade e diversificando a produção com qualidade. Na última sexta-feira (17/05) foi realizado em nosso município a 1ª Tarde de Campo sobre ILP, com a participação de mais de 40 produtores envolvidos na atividade, onde puderam adquirir conhecimentos e tirar duvidas em diferentes partes da integração.

O zootecnista Fernando Alves da Unidade Local da EMATER abordou os resultados da integração para a pecuária, apresentando os resultados de 2 anos de acompanhamento da propriedade assistida que é utilizada como unidade de referencia para trabalho com os produtores de bovinos de corte do município, a propriedade após o inicio do acompanhamento e implantação do sistema de ILP aumentou seu rebanho em 22%, saindo de uma taxa de lotação de 3,4 para 3,9UA/ha na média ano, sendo que o seu potencial produtivo atualmente está no período seco do ano, onde ele utiliza as áreas de lavouras para o plantio de braquiária, como fonte de volumoso aos animais e com esse capim de qualidade em algumas áreas ele consegue a marca de até 12 vacas por alqueires, uma realidade bem diferente do que se vê normalmente nesse período do ano em nossa região, contudo isso é possível devido ao uso adequado e planejado da tecnologia de integração entre sistemas e também a um bom manejo de pastagem.

O Técnico Agrícola e Eng. Agrônomo Everton Souza da Unidade de Goioerê, trouxe informações aos participantes sobre a importância do manejo de solos e as vantagens para a lavoura de verão com a utilização do sistema integrado. A empresa Matsuda Sementes e Nutrição animal, através dos técnicos Donizeti Sereia e Evaristo Machado tratou sobre qualidade de sementes e variedades disponíveis para ser utilizados nos sistemas, assim como a importância de manejo de solo para implantação e condução do sistema.

O evento foi uma parceria entre Emater e Prefeitura Municipal de Moreira Sales e contou com o apoio da Matsuda e Cooperativa de Crédito Sicredi.