Seminário de bovinocultura leiteira traz esclarecimentos a produtores rurais de Moreira Sales / Prefeitura Municipal de Moreira Sales

A pecuária leiteira do Paraná é a que mais cresceu ao longo das últimas duas décadas, tanto em produção (litros produzidos) quanto em produtividade (litros por cabeça). Hoje, a atividade está presente nos 399 municípios do Paraná e gera cerca de R$ 5,7 bilhões por ano no Valor Bruto de Produção (VBP). Alinhado a isso o reconhecimento como Zona Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação colocará o Paraná em outro patamar global como fornecedor de proteínas animais. A partir da conquista deste novo status sanitário o agronegócio paranaense terá acesso a novos mercados. Hoje, os países que pagam mais pela carne exigem que o local de origem seja livre de febre aftosa sem vacinação. Isso não apenas para a carne bovina, por ser uma doença de fácil transmissão, o mundo vê o fato de um território não vacinar seu rebanho como reflexo de um sistema sanitário robusto e ágil no controle de possíveis emergências.

Estando presente de forma atuante junto aos produtores municipais o Instituto EMATER, SEAB, ADAPAR e Prefeitura Municipal, organizaram no último dia 05/09/19 o Seminário Municipal de Manejo Sanitário e Qualidade do Leite, onde levou esclarecimentos aos produtores municipais sobre o fim da vacinação de febre aftosa, as novas normativas IN 76 e 77 referentes a qualidade do leite e também sobre o controle da CCS no rebanho através do controle leiteiro. O evento contou com a presença de mais de 100 pessoas em sua maioria produtores interessados na melhoria do produto produzido.

O evento contou com o apoio da Associação Paranaense dos Criadores de Bovinos da Raça Holandesa-APCBRH, Aprosales, Cooperativa Sicredi, Laticínios Lider, Frimesa, Pic-Nic, Primato, Rota do leite, Colari, Organica, Launer e Agrosales.

Através deste seminário esperamos melhora na rentabilidade e lucratividade da atividade, através das adequações dos produtores nas novas instruções normativas, buscando o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva, reduzindo custo e ajudando a permanência da família no meio rural, com melhoria na qualidade de vida.