Novos conselheiros tutelares foram empossados / Prefeitura Municipal de Moreira Sales

10/01/2020 [15h29]

Novos conselheiros tutelares foram empossados

A Prefeitura de Moreira Sales, através da Secretaria de Assistência Social e Conselho Municipal da Criança e Adolescente (CMDCA), realizou na manhã desta sexta-feira, 10, a Solenidade de Posse dos novos Conselheiros Tutelares, eleitos por meio de voto popular em outubro do ano passado, para o próximo quadriênio, de 2020 à 2023. A cerimônia aconteceu no Centro de Eventos Fátima Ozanan e contou com a presença das autoridades municipais e comunidade.

Os novos conselheiros terão a missão de garantir os direitos e deveres relativos às crianças e adolescentes de Moreira Sales, para que sejam preservados e pautados de acordo com o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) e legislações correlatas.

Para este novo mandato, os cargos titulares serão ocupados por mulheres, sendo: Juscilene Bevenuto, Maria Eduarda Marçal, Lueli Aparecida de Oliveira, Simone Martins e Alexandra Cariz. Para suplente os conselheiros são: Crislaine Vieira, Anderson de Almeida, Divanir Preto, Marineuza Dias Maximiniano e Adrieli Aparecida de Oliveira.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Luana Marchezoni, desejou aos novos conselheiros um grande ano de trabalho. "Este será um ano de muito trabalho junto com a Assistência Social em prol das nossas crianças e Adolescentes. Acreditamos que foi formada uma boa equipe, que irá conduzir com excelência a função", disse, agradecendo aos que deixam o cargo no dia de hoje. "Agradecemos aos conselheiros que deixam seu cargo hoje, pelo trabalho realizado com maestria", completou.

Para o prefeito Rafael Bolacha "Hoje o nosso Conselho Tutelar conta com uma estrutura totalmente reformulada para um melhor desenvolvimento dos trabalhos. Em um momento que muitas famílias passam por dificuldades de vínculos, vocês assumem um trabalho muito importante, onde devem honrar o voto que receberam. As crianças e adolescentes precisam e contam muito com vocês", finalizou o prefeito Rafael Bolacha.

Após as falas, os conselheiros foram empossados pela presidente do CMDCA Renata Carvalho.

O que um conselheiro pode fazer?

- Solicitar serviços, ou seja, verificar se os direitos estão de fato sendo cumpridos;

- Requisitar serviços e representar junto ao MP sobre algum serviço que não estão sendo atendidos;

- Podem representar as famílias junto ao Ministério Público;

- Também são deliberadores de políticas públicas.