MOREIRA SALES - PREFEITURA DA CIDADE

Plantio de Árvores foi realizado no Jardim Bela Vista em comemoração ao Dia da Árvore / Moreira Sales - Prefeitura da Cidade

Em comemoração ao Dia da Árvore, O Programa Paraná Mais Verde, lançado pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, em parceria com o Instituto Água e Terra, busca o plantio de mudas de árvores nativas em todo o Estado, com foco na arborização urbana e rural, além da implantação de viveiros municipais e de hortas comunitárias. Em Moreira Sales, mais de 100 mudas nativas foram plantadas.

O lançamento do Programa, no dia 23 de setembro de 2019, foi alusivo ao Dia da Árvore, comemorado no dia 21 de setembro. A ação se resultou no plantio de mais de 400 mil mudas nativas, na qual foram entregues nas mais de 2.500 Escolas Estaduais e Especiais do Paraná.

A ação foi inédita no Brasil e mobilizou mais de 3 mil técnicos, 470 veículos e um barco. Um grande trabalho logístico que envolveu a Defesa Civil, o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Secretaria de Estado da Educação e Esporte, Sanepar, Copel, Corpo de Bombeiros e prefeituras.

As espécies nativas distribuídas são oriundas dos 19 viveiros mantidos pelo Instituto Água e Terra, que produzem cerca de 100 espécies nativas do Estado, inclusive as ameaçadas de extinção como a Imbuia, Araucária e Peroba Rosa.

O aumento da capacidade dos viveiros nos próximos anos vai possibilitar que o programa Paraná Mais Verde seja ampliado para alcançar, já em 2020, 1 milhão de árvores distribuídas e, em poucos anos, até 10 milhões de mudas por ano.

O foco do Paraná Mais Verde é despertar a consciência ambiental, sendo uma demonstração de aliar desenvolvimento ambiental, econômico e social.

Orçamento Participativo