MOREIRA SALES - PREFEITURA DA CIDADE

Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe se inicia nesta segunda-feira / Moreira Sales - Prefeitura da Cidade

Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe se inicia nesta segunda-feira

Inicia nesta próxima segunda-feira,12, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza no Município, que será realizada por etapas e grupos prioritários que foram definidos pelo Ministério da Saúde.

Na primeira semana do dia 12 ao dia 16 serão vacinados os funcionários da Saúde (SUS), mulheres que tiveram bebe a menos de 45 dias, e gestantes. Essas pessoas serão procuradas pelas equipes de saúde do bairro, não sendo necessário ir realizar o cadastro, exceto as gestantes que são acompanhadas por médicos particulares, estas deverão procurar o posto de saúde de seu bairro.

O Ministério da Saúde ressalta a importância da vacinação contra a influenza em 2021, pois prevenirá o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos, internações e a sobrecarga nos serviços de saúde, além de reduzir os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19.

Toda semana a Secretaria de Saúde Municipal estará divulgando os grupos prioritários da semana seguinte e como será a vacinação de cada grupo.

Fiquem atentos e procurem o local informado somente quando chegar a vez do seu grupo.

É muito importante que a população siga essas orientações para que não tenha aglomerações.

Grupos prioritários

Nesta campanha, os grupos prioritários são crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos ou mais, professores das escolas públicas e privadas, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

A vacinação será feita de forma escalonada – os grupos prioritários serão distribuídos em três etapas. Os municípios terão autonomia para definir as datas de mobilização (Dia D), conforme a realidade de cada região.

Orçamento Participativo