Moreira Sales é primeiro lugar estadual no Concurso Agrinho 2017 / Prefeitura Municipal de Moreira Sales

Moreira Sales é primeiro lugar estadual no Concurso Agrinho 2017

Como resultado do trabalho realizado pela Prefeitura de Moreira Sales por meio da Secretaria Municipal de Educação, mais uma vez Moreira Sales se classifica como primeiro lugar em nível estadual no Concurso Agrinho, na categoria MUNICÍPIO AGRINHO, dentre os 399 municípios do Paraná.

Na sua edição de 2017, o Agrinho trouxe como tema "Do Campo à cidade, o Paraná é um espetáculo" com esse fio condutor, diversos trabalhos foram desenvolvidos pelas escolas municipais, levando alunos e professores para fora da sala de aula e realizarem os trabalhos.

Nuna sequência de 8 anos o município vem sendo contemplando em diversas categorias. O Concurso, realizado todos os anos nas categorias redação, desenho, experiência pedagógica, escola e Município Agrinho serve a um só tempo como instrumento de avaliação do alcance das atividades e como uma mostra daquilo que o Programa vem provocando em termos de ações efetivas.

O elevado grau de apropriação dos temas apresentados nos materiais, por crianças e adolescentes do Ensino Fundamental, pode também ser comprovado nos trabalhos desenvolvidos pelos professores seja nas experiências pedagógicas realizadas, nos textos produzidos pelos alunos ou qualquer outro trabalho que o programa promove.

Desde seu início em 1996, os professores do ensino público municipal e estadual, as crianças e os jovens recebem com entusiasmo e dedicação as atividades do Programa Agrinho. A cada ano esse trabalho vem se superando em qualidade e criatividade e Moreira Sales tem sido destaque em âmbito regional e estadual.

Dentre as atividades realizadas foi plantio de diversas árvores nativas, o uso das plantas medicinais, os alimentos saudáveis, dentre outros.

A relatora da categoria município agrinho foi a pedagoga da Secretaria de Educação Solange Lino que destacou a felicidade de mais um ano o município estar sendo contemplado com o primeiro lugar no Concurso Agrinho. "Para a educação do município é mais que um prêmio, é saber que os trabalhos que são desenvolvidos dentro de sala de aula estão dando resultados. Este é um prêmio de todos. Parabéns a educação de Moreira Sales", disse.

Dentro do concurso, o município ainda foi contemplado em âmbito regional como primeiro lugar na categoria Escola Agrinho sendo premiada a Escola São José que tem como diretora a professora Irene Viotto.

De acordo com a secretária de Educação Eugênia Viotto "Primeiramente é um trabalho em conjunto, onde cada um tem seu papel fundamental para que o município chegue ao topo. Parabéns a administração que nos dá o apoio e a todos funcionários, diretores, professores e alunos que se empenharam para que isto pudesse acontecer novamente", destacou Eugênia relatando que estarão em Curitiba no próximo mês para receber a premiação.

Agrinho é o maior programa de responsabilidade social do Sistema FAEP, resultado da parceria entre o SENAR-PR, FAEP, o governo do Estado do Paraná, mediante as Secretarias de Estado da Educação, da Justiça e da Cidadania, do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, da Agricultura e do Abastecimento, os municípios paranaenses e diversas empresas e instituições públicas e privadas. Em Moreira Sales não foi diferente a soma de todos os parceiros resultou nesta classificação que orgulha a todos que vivem em Moreira Sales, principalmente os educadores.