Gestores e técnicos educacionais participam de formação do FNDE Mais Brasil em Foz do Iguaçu / Prefeitura Municipal de Moreira Sales

Gestores e técnicos educacionais participam de formação do FNDE Mais Brasil em Foz do Iguaçu

Gestores e técnicos educacionais participam de formação do FNDE Mais Brasil em Foz do Iguaçu

Aconteceu nesta terça e quarta-feira, 23 e 24, o Mais Brasil: FNDE em Ação pela Educação, em Foz do Iguaçu, Paraná. Promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o evento visa capacitar gestores e técnicos de prefeituras e secretarias estaduais e municipais de educação, para a correta execução dos programas educacionais gerenciados pelo Governo Federal.

Na abertura do evento, o presidente do FNDE, Carlos Alberto Decotelli, destacou que a proposta é reforçar o papel da autarquia como gestora estratégica das finanças para a educação e não somente agente repassador de recursos. “O governo brasileiro tem o compromisso de fazer com que a educação seja capilarizada nos municípios. Queremos transformar o FNDE em uma grande sala de aula”, afirmou o presidente, dizendo que para isso a autarquia estará constantemente nos estados e municípios, a fim de afinar o diálogo com os gestores locais. “Iremos aonde for necessário para conversar com os pensadores da educação brasileira”, reforçou.

Decotelli também destacou cinco fundamentos que regem as ações do FNDE: a autocrítica, a promoção do diálogo, o comprometimento, a acessibilidade e o alinhamento com os gestores das secretarias e prefeituras para a melhor utilização dos recursos. “Queremos ensinar, perguntar e entender, juntamente com os prefeitos e secretários, por que existe tanto dinheiro parado”, afirmou o presidente, referindo-se aos recursos empoçados nas contas dos municípios que já deveriam ter sido investidos em ações de educação.

A secretária municipal de Educação, Eugênia Viotto, falou sobre a importância da aproximação do FNDE com os gestores locais. “Em vez de irmos a Brasília, Brasília vem até nós. Essa situação de fazer com que os municípios recebam suporte técnico é algo que engrandece o municipalismo brasileiro”, disse.

Na ocasião, também ocorreu discussão sobre o Novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Fonte: Município de Moreira Sales